• Marina Camargo

Qual acordeom é melhor?


Essa pergunta sempre surge quando decidimos aprender a tocar acordeom mas ainda não temos um instrumento disponível. E então nos deparamos com uma infinidade de marcas, modelos, tamanho, preços. E agora? Qual acordeom é melhor?

Na verdade não existe um acordeom melhor ou pior. O tipo de acordeom ideal para você que está iniciando é:

1) um instrumento em bom estado de conservação (pode ser novo ou usado),

2) que esteja de acordo com o seu tipo físico (eu por exemplo não gosto de instrumentos muito grande e pesados!),

3) e claro, que esteja dentro do seu orçamento!

É muito comum hoje no Brasil os estudantes comprarem instrumentos usados. Existem excelentes acordeões usados no mercado. O importante é verificar o estado de conservação do instrumento. E como verificar isso?

Fique atento principalmente ao fole, verifique se não tem vazamentos de ar e se não está rasgado ou com uma aparência ruim (escurecido ou com manchas).

Verifique também o teclado e os baixos. Veja se não há nenhum botão ou tecla faltando e se estão com uma boa aparência.

Se tiver alguém que possa abrir o instrumento para você verifique o estado da madeira de dentro, e veja se não há sinais de cupim (é comum em instrumentos que não estão sendo usados ou que não foram guardados corretamente, a ocorrência de cupim).

Após essa verificação de conservação, passamos para o tamanho e modelo. Os tamanhos de acordeom são medidos pelo número de baixos. Os principais são, 12, 24, 32, 40, 48, 60, 72, 80, 96, 120 e 140. Porém os mais comuns de serem encontrados são 48, 60, 80 ou 120 baixos.

Para um estudante adulto esses tamanhos (48, 60, 80 ou 120) são aconselhados. Já para uma criança o ideal são acordeões menores, de 8, 12 ou 24 baixos.

Existe uma infinidade de marcas e modelos e também uma grande variação de preços. Na minha opinião o importante é o estado de conservação e o tamanho e peso adequados ao estudante. Por isso não se preocupe tanto com marcas famosas como a Todeschini ou Scandalli ;)

Procure um instrumento que lhe agrade e que esteja dentro do seu orçamento.

Para ajudar na sua escolha aqui estão as principais diferenças entre os acordeões de 80 e 120 baixos.

Boa sorte na sua escolha! Até mais!

* As vozes e registros podem variar dependendo do modelo. Esses números são baseados na maioria dos modelos.

** O preço pode variar bastante. Esses valores são apenas uma média dos valores atuais.


256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo